13 março 2011

Filme "DOCE VINGANÇA" (2010)

Violência gratuita sempre foi uma questão objetável pra mim. Não vejo razão, justificativa, nem sequer atrativos. Incomodo-me, sinto repugnância... mais pelos doentes que produzem do que pelo plano de fundo dos filmes propriamente ditos.
Com seu irônico título, “Doce vingança”, o filme aqui em questão, é um dos mais atuais exemplares desse perfil desnecessário de cinema.
Nele, Jennifer é uma escritora que opta por alugar uma casa em um lugar recluso para concluir seu romance, em busca de inspiração. E graças à vida e suas nuances, ela é sexualmente brutalizada por um grupo de moradores adjacentes da região. Como represália, ela cria engenhosas armadilhas para se vingar de cada um.

O filme é um remake do sexploitation “A vingança de Jennifer” de 1978. E ao comparar os dois, posso dizer que é fácil identificar as mutações que sofreu “Doce vingança” no tocante ao original, pois cada projeção foi questionavelmente peculiar em seus propósitos.
No primeiro, lançado a mais de 30 anos, o tema era extremamente polêmico, autêntico e profligado por diversos países devido a sua exacerbada violência e misoginia. A ousadia se encontrava nas cenas de estupro e todo o clima sadomasoquista da situação, inclusive na vingança em si, quando a moça se “aproveitava” dos verdugos.
Já na refilmagem, datada, por sinal, a elaboração está nas armadilhas arquitetadas pela “vítima”, dignas de qualquer “Jogos mortais” da vida, visando somente o lucro sobre as mentes más e vazias que compõem grande parte de nossa civilização hoje; mentes estas que teimam em classificar isso como entretenimento.

Mesmo causando frisson na época e sendo revolucionário por sua audácia, “A vingança de Jennifer” caiu no esquecimento e tornou-se irrelevante para a sétima arte. Seguindo a oportuna retórica, o que dizer então de sua re-produção?
O niilista “Doce vingança” não se salva em nada! Nem mesmo a forte cena de curra sofrida por Jennifer – o estopim do filme –, fundamenta suas ações, afinal, seus feitos se igualam à “monstruosidade” de seus agressores, e ainda tenta dar a insalubre impressão de dever cumprido à anti-heroína.
O crime sexual e a vingança, basicamente o resumo do filme, nem sequer sugerem à narrativa uma silogia, logo, os argumentos também não tem respostas, tornando o filme mais incômodo por seus inúmeros porquês do que pelas cenas fortes.

Por exemplo: como alguém tão suscetível e indefeso, julgando-se assim pela situação, escapou sem sérias sequelas de uma investida tão cruel? Como seu contra-ataque conseguiu ser tão pragmático e rápido? O que motivou aqueles homens a cometerem tal ato? E como eles, com toda aquela hostilidade, tornaram-se - constrangedoramente - presas tão fáceis após mostrarem tanta habilidade para o sadismo?

Em suma, “Doce vingança” é um remake redundantemente “mais do mesmo”, regado de clichês e duvidosos arquétipos, apostando novamente em uma mocinha isolada, lugares ermos, jovens incompreensivelmente violentos, policial arbitrário, câmeras trêmulas com captações pessoais e fechadas, sem contar com todos aqueles “sustos” sem sucesso, sob o pretexto de brindar um “final feliz” após tanto sangue e mutilação.


7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa , filme assim ninguem merece !

Assisti um tao tosco quando * APRSIONADOS * ...


Beijooos , adoro aqui!

Luciano Reis disse...

Brigadão Nina, eu é que fico feliz por você me prestigiar com seus comentários...

Realmente, "Aprisionados" é horrendo!! kk.

Unknown disse...

Considerações: Jennifer teve mais de um mês para se preparar para tal vingança (no filme há essa passagem de tempo). Além disso, só o fato dela querer se vingar mostra os efeitos psicológicos da violência que sofrera...

esperaai disse...

eu realmente amei, acho que o filme mais perfeito que ja vi, acho que pessoas de intelecto fraco e a mente muito fechada realmente não iria gostar, mais eu gostaria de ver alguém que critica tal filme, fazer um tão bem assim, ou apenas drigir !

Kuca Vicentini disse...

Excelente!

Luciano Reis disse...

A questão não é quem dirige bem ou não um possível filme, e sim, quem gostou ou não da película... rsrs.
O meu blog revela minha opinião no tocante aos filmes em questão... concordar ou não é só uma consequência... ;D

GTGTGT disse...

nao gostei tanto pela agressao q ela sofreu e a q ela fez
filme desse genero é ruim pro meu gosto
nao concordo com agresoes entre homens e mulheres