18 fevereiro 2009

"WILL & GRACE"... Deixou saudades.


Apresento a vocês um dos ícones dos anos 90: "WILL & GRACE"! Uma das séries, entre tantas, que fez história e marcou época. Não só pelo tema, mas também pelos personagens contagiantes.
Os comentários sarcásticos da Karen (Megan Mullally), surreais como os do Jack (Sean Hayes), bobos como os da Grace (Debra Messing), e irônicos como os do Will (Eric Mccormack), são o charme dessa sitcom que foca a amizade entre uma mulher hétero e um cara gay. Aliás, duas héteros e dois gays. Não posso esquecer a amizade entre os coadjuvantes karen e Jack, que é tão intensa quanto a dos protagonistas.

O foco da série é em Will e Grace – como podem ver pelo título homônimo – , mas o interessante é que os criadores da série apresentam a rotina dessa uma amizade tão peculiar sob dois ângulos bem distintos: o verossímil e o caricato.

Karen e Jack entregam as cenas mais “nonsenses”, enquanto Will e Grace ficam com as situações mais comuns e reais.

Aliás, Karen e Jack, diga-se de passagem, são os co-estrelas mais legais que já vi. Eles realmente "roubam" a cena, e não perdem nem um pouco como amigos igualmente inseparáveis.
Agora, com certeza, Sean Hayes, ou seja, o Jack, é um dos melhores atores cômicos.
Ele é perfeito como um gay afetado. Não que os outros artistas que formam o casting não sejam bons, mas ele seria como um "Chandler" ("FR.I.E.N.D.S.") ou um "Barney" ("HIMYM") na série.
O seu destaque involuntário se deve, unicamente, à sua brilhante performance em encarnar o personagem.
Quanto aos personagens em geral, todos são muito bem construídos. Will, razinza e obcecado por limpeza, é um amigo leal acima de qualquer coisa. Grace, comilona, às vezes egocêntrica e sem noção, mas totalmente encantadora e devota aos amigos. Já o Jack é o mais burlesco e divertido da turma, equiparado à Karen, a personagem mais sacana de todos os tempos...

Mesmo abordando um assunto ainda tabu - o homossexualismo - , não se vê aqui apologia, nem preconceito, apenas uma retratação bem humorada da relação "fraterna" que há entre os gays e as mulheres.
E mesmo sob tal temática, a série não se restringiu ao público homossexual. Por isso, você que está olhando "torto" para o meu comentário, pode despreocupar-se porque "WILL & GRACE" não é tão específica, tampouco tem apelação homoerótica.
Sarcásmo; piadinhas recorrentes e com levada pop; algumas alfinetadas em artistas, sem extravasar ou ofender... Esse é o estilo da série que, conquista até aqueles que se fazem de machões.

O foco do seriado é estritamente entreter, lembrando um pouco a série "FR.I.E.N.D.S." no roteiro simples e desprentesioso, inclusive também no formato e nas piadas constantes. Mas, ainda assim, a série consegue ser original e inovadora, tendo sua própria identidade.

Em 2006 ela foi finalizada, deixando saudades em muitos, terminando como umas das maiores audiências de seu canal.
Eric (Will) e Debra (Grace) até intitularam outras séries após o término de "WILL & GRACE", mas já foram canceladas, devido a baixa audiência de ambas.
Com certeza, isso é o resultado de um ótimo trabalho, que acaba eternizando os personagens e rotulando os atores, dificultando assim a desvinculação da imagem. Como aconteceu com o elenco de "FR.I.E.N.D.S", de "Seinfeld", de "Sex and the City"...
Mas fazer o quê, né?! Marcou, não tem como...


OS PERSONAGENS:


WILL TRUMAN (Eric McCormack)

GRACE ADLER (Debra Messing)

JACK MCFARLAND (Sean Hayes)

KAREN WALKER (Megan Mullally)

Nenhum comentário: