16 fevereiro 2009

"FRIENDS"...The best, forever!!!

Os sitcoms tiveram origem nos EUA. O formato que é definido por "comédia de situação", geralmente é encenada em ambientes comuns como família, grupo de amigos, local de trabalho, etc; focando a comicidade de momentos e acontecimentos do cotidiano de tais grupos.

Existem inúmeras sitcoms boas atualmente e outras que fizeram história. As de origem norte-americana, com certeza, estão à frente, porém, o Brasil obteve boas séries do gênero também como as notórias e ótimas, "Sai de Baixo", "Os Normais" e "A Diarista".
Dentre um leque de diversidade, eu tenho a minha sitcom preferida. É um vício na verdade. Não é a mais inteligente, nem a mais inovadora, mas para mim é a melhor, esta que classifico por simples, engraçada e envolvente. Falo de nada mais nada menos que F.R.I.E.N.D.S (1994-2004)! A melhor série sobre amizade (fazendo jus ao título, Friends = amigos).
O maior trunfo da série é ter um elenco principal formado por seis pessoas que tem uma conexão incrível! A afinidade do grupo é real! Impossível não criar empatia logo de cara com cada personagem.
O roteiro é bem simplório, focando a relação afetiva desse grupo de amigos, residentes da grande NY. É basicamente um retrato da vida em grupo sob circunstâncias comuns.
A série não teve a audiência de "M*A*S*H*", muito menos o humor negro e "pensante" (discordo um pouco disso) de "Seinfeld" - mesmo assim não curto muito esta extinta série -, mas conseguiu trazer um novo conceito de família formado por pessoas não co-saguíneas (no caso, os amigos).
A série estava constantemente explorando assuntos que podem estar presentes na vida de qualquer um como, gravidez inesperada; conflitos amorosos; rompimentos de relacionamentos longos; medo de compromisso; sexo descompromissado; traição; estabilidade financeira; companheirismo, e por aí vai, tudo reproduzido de forma verossímil e bem humorada.

Essa mesclagem de comédia, romance e em alguns pontos, drama, é o âmago de série.
O que mais gosto em F.R.I.E.N.D.S são suas recorrentes piadas. Uma após outra, quase que ininterruptamente. E nem sempre são de caráter avulso, mas sim com uma importância pra estória.
Há quem diga que F.R.I.E.N.D.S é óbvio ou exdrúxulo; eu acredito que tenha seus momentos pastelão, com piadas fáceis, mas isso não resume o seriado. Há vários momentos sérios em F.R.I.E.N.D.S; com momentos de reflexão. A primeira temporada foi a mais genial em questionar etapas da vida. Os diálogos sempre foram interessantes.
A série tem muitas piadas, umas bem elaboradas que necessitam até de um pouquinho de massa cefálica para compreender; em contrapartida tem sua leva de piadas corriqueiras, que não deixam de serem engraçadas e precisas.


OS PERSONAGENS:


ROSS GELLER (David Schwimmer)



PHOEBE BUFFAY (Lisa Kudrow)



CHANDLER BING (Matthew Perry)



RACHEL GREEN (Jennifer Aniston)



JOEY TRIBIANNI (Matt Le Blanc)



MONICA GELLER (Courteney Arquette Cox)


A atuação do sexteto acima é um show à parte. Com uma performance corporal acima da média e expressões convincentes. Sem exceção, eles conseguem fazer de um simples olhar um motivo pra rir. Destaque nesse quesito para Lisa Kudrow, Matthew Perry e David Schwimmer, respectivamente Phoebe, Chandler e Ross na série.
Não lembro de um episódio que eu não tenha gargalhado em F.R.I.E.N.D.S. Impossível alguém assistir e não esboçar um sorriso que seja.
Baseado em tal premissa, eu destaco a série como meu clássico pessoal, exatamente por ter os personagens mais encantadores, sob uma atmosfera agradável e verdadeiramente engraçada.

Quem nunca assistiu , não sabe o que perde...

Nenhum comentário: